É um sistema modular de arquivamento ou armazenamento que oferece solução perfeita para economizar espaço e organizar conteúdos de forma racional e produtiva, com excelente ergonomia, através de deslocamento lateral sobre trilhos, permitindo que altura, largura e profundidade sejam configuráveis mediante projeto de forma exclusiva para cada cliente.
O estudo da Arquivologia nos ensina a respeito da “Teoria das três idades”, que divide os documentos em 3 tipos, de acordo com o tempo de vida.
Corrente: É arquivo ativo, de uso frequente, geralmente uso administrativo.
Intermediário: É arquivo semiativo, de uso administrativo. É o limbo, na qual os documentos tanto podem voltar para a fase corrente, como migrar para a fase permanente.
Permanente: É arquivo inativo, de valor histórico, que será recolhido. Jamais será eliminado, emprestado ou passará para fases anteriores.
Ou seja, cada tipo de acervo requer uma solução específica. O Arquivo Deslizante se adequa a qualquer uma delas. Depende do projeto e das políticas internas de cada empresa. Existem documentos que precisam ser mantidos em papel ainda por longo tempo. Existem acervos permanentes que perdem sua finalidade se existirem somente em arquivos digitalizados, portanto, se forem mantidos na sua forma original, devem ser acondicionados no melhor sistema de arquivamento disponível.
O sistema de Arquivos Deslizantes possibilita, dependendo da arquitetura existente e do tipo de suportes documentais, economia de espaço de até 70%
O sistema de Arquivos Deslizantes, devido à sua capacidade de deslocamento lateral através de rodas/rodízios sobre trilhos ergonômicos extingue a necessidade de mais de 1(um) corredor de consulta.
Outro fator determinante é a possiblidade da verticalização do arquivamento, com sistemas que podem chegar a 3.000 mm de Altura.
Ou seja, o grande segredo é a compactação em metragem quadrada e cúbica.
Consulte um dos nossos consultores – Chame a Otimiza: 11.3805-5770
Um projeto sob demanda deverá ser desenvolvido. É importante considerar 2 questões:
– Cada arquivo (acervo) tem suas especificidades quanto a quantitativos e volumetria
– Cada empresa dispõe de uma característica arquitetônica própria no local onde os Arquivos Deslizantes deverão ser instalados (deve sempre checar e avaliar o que chamamos de 3 eixos: Largura, Altura e Profundidade da área)
Basicamente 2 informações são imprescindíveis:
Quantidade – em metros lineares ou unidades específicas – de itens e seus respectivos formatos/ volumes.
Arquitetura – as possibilidades de instalação e adaptação dos Arquivos na área disponível (Largura, Altura e Profundidade) e as condições gerais da área.
Consulte um dos nossos consultores – Chame a Otimiza: 11.3805-5770
O projeto é desenvolvido sem nenhum custo para o cliente final. Será elaborado um projeto em Autocad com todo o detalhamento acompanhado da proposta comercial.
Em média 30 dias. Sempre dependerá do projeto que deve ser desenvolvido e instalado.
60 (sessenta) meses contra qualquer defeito de fabricação, desde que não seja constatado mau uso pelos usuários ou factível desatenção aos ditames do Manual de Uso e Garantia de Produtos da Otimiza – documento que é oficialmente recebido pelo cliente logo após o evento de conclusão do Treinamento de uso e conservação ministrado pela nossa equipe de apoio.
Sim! Possuímos capacidade de atendimento em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal com SLA máximo de 48hs.
SLA = sigla de Service Level Agreement, que significa “Acordo de Nível de Serviço – ANS”, na tradução para o português.
Sim! Possuímos representantes em todo o território nacional.
Para a sua localidade consulte o nosso site: www.otimizaservicos.com.br/contatos
O novo local deverá ter, no mínimo, as dimensões do arquivo original.
É importante que as questões ligadas a Ergonomia e Segurança do Trabalho sejam observadas. Os profissionais de Facilities devem ficar atentos aos limites de espaço conforme projeto.
Sim! Os Arquivos Deslizantes podem ser ampliados na Largura/ Comprimento, na profundidade e na Altura.
Nada se perde. Os sistemas de Arquivos Deslizantes são totalmente modulares e possuem uma flexibilidade estrutural impressionante. Podem ser desmontados e remontados diversas vezes sem a perda da estabilidade e segurança.
Observação importante: os Arquivos Deslizantes devem sempre ser desmontados, transportados e remontados pelas equipes técnicas habilitadas pelo seu fabricante. Nunca contrate empresas estranhas sem o devido credenciamento para a realização de serviços de Desmontagem/ Transporte e Remontagem. Fazendo assim, assegura-se a qualidade dos serviços, o acesso às garantias de fábrica e o acesso a peças e componentes originais novos com garantia de procedência.
Sim! Essa é uma das grandes vantagens desse sistema de arquivamento, a modularidade e a extrema facilidade e flexibilidade para se adaptar às possibilidades arquitetônicas.
Os Arquivos Deslizantes podem ser ampliados na Largura/ Comprimento, na profundidade e na Altura. A esse processo chamamos de “Upgrade”.
Todas as linhas de produtos da Otimiza são testadas e são preparadas para receberem esse Upgrade de linha.
A incrível versatilidade dos sistemas de Arquivamento Deslizante permite o acondicionamento de quase tudo! Portanto, todos os segmentos corporativos são usuários desse sistema faz décadas. E não para por aí! Instalações para residências também são muito comuns. Temos instalações para Closets, Sapateiras, Armários de ferramentas, Despensas, Adegas, e muito mais.
Os sistemas de Arquivamento Deslizante permitem o acondicionamento de quase tudo. Todavia, o uso mais comum é para documentos empresarias como caixas, pastas de todos os tipos, plantas de engenharia, livros, revistas e similares.
Os sistemas de Arquivos Deslizantes são modulares e totalmente flexíveis no que se refere a ajustes dos espaços internos. É possível mudar a posição da maioria dos componentes internos sem o uso de ferramentas e pelo próprio usuário. É possível serem instaladas portas entre prateleiras ou níveis de arquivamento, portas para faces completas ou para um corredor inteiro. É possível definir que determinado(s) corredor(es) servirão a um determinado usuário ou a um departamento específico. Pode-se inclusive fazer uso de chaves para unidades (módulos/corpos) independentes e isolar uma das outras.
Sim! Instalações residenciais são muito comuns. A Otimiza já elaborou projetos e possui instalações para Closets, Sapateiras, Armários de ferramentas, Despensas, Adegas, e muito mais.
São comuns as instalações em pisos rústicos de diversos tipos, pisos cerâmicos, porcelanatos, amadeirados ou taqueados, sobre revestimentos vinílicos, carpetes e similares. Instalações em pisos elevados em aço também são muito comuns.
Advertência: Devido ao peso dos arquivos, tanto vazios quanto cheios, é necessária uma avalição prévia da resistência do piso.
Opcionalmente às instalações que requerem furação no piso, existem instalações de trilhos ergonômicos fixados ao piso com adesivos de alta colagem. Essa é uma solução que deve ser muito bem avaliada tanto pelo consultor comercial como pelo cliente, pois, a médio e longo prazo a cola também poderá danificar o piso.
Vazio – Um sistema de Arquivos Deslizantes vazio pesa em média 120Kg/m².
Cheio – A Otimiza orienta sempre os seus clientes a encontrarem “internamente” a resposta a essa importante questão. O peso do arquivo cheio será sempre a soma do arquivo vazio + a soma total do peso do conteúdo arquivado. Cada acervo tem as suas especificidades. Sendo assim, não há uma resposta lógica para essa pergunta que sirva igualmente a todos os usuários desse sistema.
Existem instalações de Arquivos Deslizantes em todos os locais. Térreos, subsolos e andares diversos. O ponto a ser considerado é a capacidade que determinadas lajes/pavimentos possuem para suportar cargas diferenciadas.
A Otimiza recomenda que as áreas/departamentos de Facilities, Arquitetura ou Engenharia sejam previamente consultadas antes de adquirir e instalar os sistemas.
Em caso da inexistência de profissionais capacitados no quadro de funcionários da empresa para fazer essa análise de limite de carga sobre a laje, faz-se necessária a contratação de um Engenharia Calculista para realizar testes e emitir laudos que amparem a decisão da compra e instalação dos Arquivos Deslizantes.
Os produtos Otimiza são reconhecidos pela sua comprovada e indiscutível qualidade. Robustez e flexibilidade são assuntos muito bem resolvidos na concepção das nossas linhas de produtos, o que nos credencia como a empresa que oferece os sistemas mais leves e estáveis do mercado. Sistemas de dupla e múltipla redução de esforços são recursos disponíveis. Nossos produtos são leves e robustos.
Nossa recomendação é que sejam movimentados somente 3 (três) módulos por operação de abertura e fechamento. Isso evitará eventual fadiga ao operador/usuário e fará com que a vida útil dos volantes seja ampliada.
Positivo. Quanto mais conteúdo, mais pesado. Mas isso não chega a ser um problema quando os Arquivos Deslizantes são bem projetados, ou seja, focados nas necessidades do cliente, em especial às premissas de ergonomia.
Fadiga e desconforto é coisa do passado quando o produto leva a marca Otimiza.
Seguramente esse risco é zero se o cliente optar pela Otimiza.
Nossos produtos são testados em laboratórios credenciados pelo INMETRO e garante excelente relação de esforço x torque. São produtos leves e dentro das normativas de ergonomia exigíveis para esse tipo de produto. São produtos estão de acordo com as exigências da NR-17 – Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego que trata da ergonomia nos locais de trabalho e que garantem conforto e bem estar ao usuário mesmo em condições de muita carga no interior dos arquivos.
As diferenças são muito pequenas. Ambos os modelos atendem à função a que se designam. Todavia os volantes de 3 pontas são mais confortáveis pela opção de 3 (três) unidades para manipular e movimentar os Arquivos. Em tese, o esforço, em níveis pouco perceptíveis, é menor.
A experiência do usuário conta muito. Os clientes, de forma geral, preferem os volantes de 3 pontas e nosso padrão, sem excluir as outras possibilidades, é o de 3 pontas.
A Otimiza submeteu os seus produtos a rigorosos testes através de ensaios em laboratórios credenciados pelo INMETRO e os resultados foram muito satisfatórios com relação a “esforço x torque”. Entendemos que os laboratórios que realizam esse tipo de teste, ao emitir os respectivos pareceres, considerem estudos ergonômicos que os respaldem.
Nossas linhas estão preparadas para sistemas construtivos robustos, estáveis e totalmente seguros com até 15 (quinze) metros de profundidade.
A altura padrão de mercado para o sistema de Arquivos Deslizantes é 2.200 mm. Entretanto, as nossas linhas de produtos configuram sistemas construtivos robustos, estáveis e totalmente seguros com até 3.500 mm de altura. Entretanto, cada caso deve ser analisado sob demanda. A largura dos módulos e o conteúdo a ser arquivado são variáveis importantes e não devem ser desprezadas. Existe também a opção de instalação de barras estabilizadoras de segurança e sistemas extras anti-tombamento.
Outra opção disponível é o sistema de nível duplo de arquivamento e armazenamento com pavimento mezanino independente ou integrado à movimentação dos módulos.
Consulte um dos nossos consultores – Chame a Otimiza: 11.3805-5770
Os trilhos ergonômicos que produzimos são dotados de mini rampas nas extremidades laterais que previnem eventuais tropeços pelos usuários. O produto é ergonomicamente projetado para evitar esse tipo de transtorno. Todavia, podemos responder que sim, existe solução adicional para evitar tropeços através do uso de Plataformas, que podem ser de madeira (ou variações), de alumínio ou aço. Plataformas niveladoras, como chamamos na Otimiza, atendem com eficácia à norma de ergonomia ABNT NBR 9050.
Sim. A Otimiza fabrica arquivos eletrônicos sob demanda.
É possível fazer uma atualização de versão, ou produto. Chamamos esse procedimento de “Upgrade”.
Todos os produtos das nossas linhas de Arquivos podem ser transformados de módulos mecânicos em eletrônicos, com a respectiva listagem de peças e componentes estruturais necessários. A factibilidade e eficácia desse procedimento deve ser testada e comprovada através de laudos realizados em laboratórios credenciados pelo INMETRO. A Otimiza submeteu seus produtos aos mais rigorosas testes e possui os laudos comprobatórios da efetividade dessa conversão de produto. Consulte-nos!
Para definir exatamente qual a diferença de preço entre uma linha e outra sempre será necessário a elaboração de um projeto conforme a demanda do cliente. Existe diferença de preços em virtude do acréscimo de equipamentos e recursos elétricos e eletrônicos. Para esse caso sugerimos que consulte um de nossos consultores – Chame a Otimiza: 11.3805-5770
Podem ser feitos pela Otimiza ou pelo cliente. Sempre o que resulte no melhor custo x benefício e for mais conveniente para o cliente.
Até a presente data não existe(m) norma(s) para o produto Arquivos Deslizantes.
É importante o entendimento no que se refere às Normas Técnicas, pois estas estabelecem as expectativas em relação a um produto, processo, serviço ou sistema de gestão, quanto a requisitos de qualidade, de desempenho, de segurança, ambientais, de procedimentos, de formas, de dimensões, de classificações e de terminologias.
As normas técnicas devem ser aprovadas por um organismo reconhecido que visa à otimização de benefícios para as empresas públicas e privadas e para a comunidade e são estabelecidas sob a gestão de comitês técnicos através do “consenso” de: agências ou instituições reguladoras ou normalizadoras, laboratórios de testes e ensaios, fabricantes, representantes de empresas ou pessoas físicas com perfil de “consumidor final”, ou, em resumo, qualquer cidadão interessado.
Quando não existe o consenso para lançamento ou edição de um Norma Técnica a mesma não tem a legitimidade pretendida ao ser utilizada em um projeto ou processo e não poderá ser substituída por procedimentos “especiais”, ou procedimentos “específicos” ou mesmo procedimentos paliativos, os quais não atendem ao anseio da sociedade, das instituições privadas e da Administração Pública, visto que as Normas Técnicas são o instrumento que torna possível a globalização dos mercados e o estabelecimento de novas bases para a competitividade das empresas, além de serem um instrumento imprescindível para assegurar e comprovar qualidade de produtos e serviços nos processos de compras governamentais.
Há um importante fato a se pesar e que é inerente ao tema NBR para Arquivos Deslizantes, que é a existência de um Procedimento Específico que fora expedido pela primeira vez pela ABNT na data de 26/04/2017 sob o Nº 395.002/17 em favor de 1 (um) fabricante de Arquivos Deslizantes. O processo de concessão desse documento a 1 (um) único fabricante causou imensos transtornos e prejuízos aos outros concorrentes do mesmo mercado ao longo de mais de 2 anos, e segue sendo um assunto mal absorvido pelo mercado. Esse fato, cuja falta de isonomia na publicidade durante os processos internos de busca de “consenso” dos interessados, até hoje causa transtornos, pois o que as instituições públicas e privadas buscam são “Normas Técnicas”, não procedimentos “específicos”, justamente porque essa “especificidade” fere o princípio básico das disputas comerciais, seja em âmbito público ou privado, mas em especial junto à Administração Pública, qual seja a competitividade.
Esse Procedimento Específico, ou seja, a PE 388 não é uma Norma e não deve ser entendido ou admitido como “Norma Técnica”. Os procedimentos que, em tese, respaldariam esse documento, foram elaborados através de parâmetros técnicos de características construtivas específicas dos interessados em que o seu próprio produto receba chancela diferenciada da ABNT. Os subsídios técnicos não poderiam e não podem ser oriundos do próprio fabricante interessado em obter esse tipo de documento. É semelhante à obtenção de um “selo particular” de diferenciação técnica que pudesse ser expedido para qualquer fabricante que o solicitasse e comprovasse que possui características técnicas baseadas nas exigências formuladas a partir das suas particulares e próprias características técnicas.
Poderia se admitir Procedimento Específico para partes do processo construtivo e de etapas do projeto executivo, mas não para o produto em si em sua totalidade, pois, para isso existem as Normas. As Normas Técnicas devem conter resultados de Procedimentos Específicos, nunca o contrário.
Portanto, documentação técnica dessa natureza, se for exigida em compras governamentais, não encontrará respaldo legal e não deve servir como parâmetro quando o alvo é a Norma Técnica, em especial em processos licitatórios expedidos pela Administração Pública.
O produto “Arquivo Deslizante” até a presente data segue como uma solução ou um “produto” sem Norma Técnica de referência.
Conforme explicamos na pergunta anterior, uma Certificação de produtos específica seria a Norma Técnica, a qual não existe até a presente data.
A Otimiza possui outras Certificações de partes do processo construtivo do produto, vista que não existe a Norma, como por exemplo Certificação do Processo de Pintura.
A Certificação do Processo de Pintura é um Procedimento Especial que pode ser emitido junto à ABNT ou em qualquer outro laboratório credenciado pelo INMETRO.
Devido ao fato de que não existe até a presente data um Norma Técnica o mercado opta pela avaliação de qualidade e atendimento a normas específicas através da realização de laudos técnicos executados por laboratórios pertencentes à Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio – RBLE acreditados pelo INMETRO, no entanto são avaliadas apenas “amostras” de produtos ou “partes” deles – pedaços de chapa de aço, por exemplo, o que não garante para o cliente privado ou mesmo a Administração Pública que as amostras testadas apresentem sempre as mesmas condições de fabricação dos produtos que serão instalados, não demonstrando o real atendimento dos critérios estabelecidos, podendo resultar em um péssimo investimento.
Para comprovar de forma inequívoca que os produtos adquiridos atendam aos critérios de fabricação e aferição estabelecidos em diversas normas técnicas da ABNT, é imprescindível exigir a Certificação, ou seja, para que um produto seja Certificado existe a necessidade que a entidade certificadora avalie todas as etapas do processo de fabricação, verificando o atendimento às recomendações previstas nas normas bem como a identificação de problemas e a adoção de medidas corretivas para que o produto final sempre apresente as mesmas condições de qualidade. Neste caso, não é um “pedaço” do produto que é enviado ao laboratório, mas a ABNT que vai para dentro do ambiente fabril do fabricante e certifica que o processo de fabricação, preparação, pintura e todo o restante do ciclo da pintura é realizada sempre igual para toda e qualquer peça a ser entregue como padrão, ou seja, a Certificação não é especificamente do produto, mas do fabricante, do processo que o fabricante dispõe.
A Certificação do processo de tratamento (fosfatização) e pintura eletrostática é de fundamental importância no que tange a preservação da integridade das estruturas metálicas em situações extremas de umidade relativa do ar, por exemplo. É de extrema relevância que se exija esse tipo de Certificação.
Conforme explicamos na resposta à pergunta anterior, a Certificação é a comprovação de que todo o “processo” de pintura em ambiente fabril do fabricante atende aos parâmetros mínimos de qualidade definidos como padrão pela ABNT para a “pintura” dos Arquivos Deslizantes.
É importante entender que a Certificação contém as Normas Técnicas específicas para cada tipo de análise no que concerne ao tema “pintura sobre chapas metálicas”, nunca o contrário, ou seja, a Norma Técnica específica de determinadas avaliações da qualidade da pintura deve ser parte da composição da Certificação. Para compor os parâmetros da Certificação a ABNT pode exigir, por exemplo, normas para testes de resistência à umidade, resistência a impactos e riscos, determinação da dureza, da espessura, do processo de preparação das chapas, dentre outras.
Uma norma isolada só deve ser exigida ou requisitada se for para avaliar uma parte do processo, por exemplo, se houver uma dúvida sobre a espessura da tinta – ABNT NBR 10443:2008.
A Otimiza foi uma das primeiras empresas brasileiras a pensar e desenvolver soluções para armazenamento de armamentos. Já desenvolvemos e instalamos diversos projetos tanto para empresas privadas como para a Administração Pública e possuímos plena capacidade técnica para atender às mais complexas demandas.
Por se tratar de um item de armazenamento que requer cuidados especiais de controle e gestão de uso e disponibilidade, a Otimiza integrou aos seus projetos diversos recursos de segurança para o controle de movimentação de itens, controles de acesso aos nichos específicos através de liberações por senhas e controles similares.
Nossos produtos e sistemas estão equipados com sistemas de travamento para o sistema como um todo, para travamento de módulos, seções, nichos, gavetas, além de portas para todos os nichos onde estão os itens de maior relevância e necessitam isolamento e controle adicional. Os produtos são preparados para receber atualização de versão/ upgrade e serem transformados em sistemas elétricos ou eletrônicos, além de estarem preparados para integração total com sistemas de detecção e combate a incêndios 100% dedicados aos nichos de armazenamento.
Sim. Temos uma linha inteira de produtos dedicada especificamente para as áreas de estoque e armazenamento horizontal e vertical. Consulte o nosso website: Linha Stock ou entre em contato com um de nossos consultores – Chame a Otimiza: 11.3805-5770
Sim, acesse aqui nossa Política de Compliance
Cada fabricante possui seu Datasheet de produto, ou como outras expressões definem, seu Manual Técnico, ou Caderno Técnico, Memorial técnico de produtos ou, simplesmente Especificações e Características Construtivas de produto. Ou seja, não existe um descritivo técnico padrão. Devido ao fato de não existir uma Norma Técnica para o produto Arquivos Deslizantes cada fabricante define seus modelos e suas características gerais, obviamente sem fugir de uma matriz construtiva básica que define o produto, suas funções, sua usabilidade e consequentemente seu preço médio de mercado.
A Otimiza tem publicado em seu site o seu Caderno Técnico de produtos e o disponibiliza indiscriminadamente para download a todos os interessados para uso em projetos padrão e/ou exclusivos. Entretanto, a Otimiza sabe que o ponto de partida para a elaboração de um projeto de sucesso e a melhor aquisição, seja por empresas privadas ou pela Administração Pública, é o desenvolvimento de projetos customizados, portanto, fique a vontade, ligue hoje mesmo para nós e construa o seu próprio projeto, o seu próprio arquivo.
Chame a Otimiza: 11.3805-5770